CristianismoCulturaMúsica

Música Sacra em Ribeirão Preto-SP

Concerto regido por Dante Mantovani é sucesso em Ribeirão Preto-SP

img-20160902-wa0012Projeto “Sinfonia Brasileira em Cremona” realiza sua primeira apresentação em Ribeirão Preto-SP

No último domingo, 21 de Agosto de 2016, o maestro paraguaçuense Dante Mantovani mais uma vez representou Paraguaçu Paulista com grande êxito no cenário cultural brasileiro, desta vez em Ribeirão Preto-SP, onde dirigiu um concerto de música clássica que foi grande sucesso de público e crítica. Trata-se do primeiro concerto do projeto Batuta Brasiliana – Sinfonia Brasileira em Cremona, que consiste em uma série de apresentações de música brasileira de alto nível no Brasil e na Itália, com repertório clássico brasileiro.
Dante Mantovani esteve à frente da Camerata Colonial Brasileira, grupo que montou com auxílio do professor de canto lírico Camilo Calandrelli, um dos mais conceituados da região de Ribeirão Preto, com mais de 20 músicos de alto nível, com formação universitária, cantores de ópera e de carreira solo.
A união desses talentos se deu em torno do projeto “Batuta Brasiliana – Sinfonia Brasileira em Cremona”, coordenado pelo maestro Dante, que surgiu a partir do convite que recebeu para apresentar-se na Itália, quando de sua participação em congresso de maestros e professores universitários em Ohio, EUA – o CODA Conference, em 2015.
O evento do último domingo contou ainda com apoio maciço da comunidade italiana de Ribeirão Preto e da Paróquia Santo Antônio de Pádua, que congrega um mosteiro beneditino e a maior Igreja da região de Ribeirão Preto, toda projetada e construída por arquitetos italianos, na qual se deu o concerto, mais precisamente na nave central da Igreja abacial, com público de quase mil pessoas.
No repertório apresentado, obras de Mozart, Bach, Schubert, Haendel, Padre José Nunes Garcia, Manoel Dias de Oliveira – estes dois últimos grandes mestres da música do período colonial brasileiro – levaram o público presente ao êxtase. Inúmeros convites para novas apresentações surgiram , inclusive no exterior, como explica o regente Dante Mantovani: “O público de Ribeirão Preto realmente adorou nossa proposta de resgate da tradição musical do período colonial brasileiro, assim como a idéia de levarmos esse repertório para a Itália, consoante ao projeto Sinfonia Brasileira em Cremona, que desenvolvo desde o início deste ano. Este concerto foi muito importante porque foi o primeiro de uma série de muitos que programamos para fazer no Brasil e na Itália, mas recebemos também convites para apresentações na França e em Portugal, além de convites para mais apresentações na região de Ribeirão Preto, o que mostra que agradamos e que a região é muito receptiva à música clássica“.
Em Paraguaçu Paulista, o maestro Dante Mantovani desenvolve um projeto social com jovens instrumentistas de cordas que integram uma Orquestra Jovem, e ensaiam todos os sábados na Associação dos moradores da Vila Gammon.
Para quem quiser saber mais sobre o projeto Sinfonia Brasileira em Cremona, pode acessar o site http://www.sinfoniabrasileira.com.br/ .
Tags
Ver mais

Redação Rádio MCI

A Rádio MCI tem como missão apresentar Música de qualidade, uma programação voltada para aquisição de Alta Cultura e a divulgação de informações relevantes para o público ouvinte, em especial assuntos que afetam diretamente nossas vidas no atual contexto sócio-político-cultural do Brasil, da América Latina e do Mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: