CulturaMemóriaMúsicaMusica Universal

7 habilidades incríveis que a música pode desenvolver em você

7 habilidades incríveis que a música pode desenvolver em você

Certamente você já ouviu falar que o estudo de música propicia uma série de habilidades, das mais racionais ao desenvolvimento da inteligência emocional.Em verdade, a música oferece uma série de benefícios que de tão abundantes fica até difícil numerá-los, por isso numeramos 7 importantes  habilidades que a música desenvolve em adultos, jovens e crianças.

 

1-Concentração

 

Ao ouvir uma música, toda nossa atenção está focada na apreensão dos parâmetros sonoros, o que favorece a atenção aos detalhes melódicos, rítmicos ou mesmo extra-musicais.

É impossível ouvir uma música, de qualquer gênero, e ficar indiferente. Esse é o risco de ouvir música de má qualidade, pois apreendemos tudo que ouvimos em um nível de aproveitamento muito maior, por exemplo, do que o da leitura.

A música não necessita nem da mediação da consciência para ser totalemente apreendida, portanto favorece o aprimoramento do nosso ser integral.

Quem estuda música não tem problema de concentração, ou tem bem menos do que quem não estuda.

 

xadrez

 

2-Raciocínio

 

O raciocínio lógico consiste na capacidade de juntar causa e efeito.

Certos gêneros musicais , como o classicismo de Mozart, estimulam a capacidade lógica de modo indolor, imperceptível, lúdico e muito mais eficaz, por exemplo, do que o estudo da matemática, visto que todas as melodias são compostas tendo por base o princípio do antecedente e consequente, isto é, perguntas e respostas melódicas que constituem a forma e o estilo musical clássico.

Todos esses conteúdos são assimilados de maneira integral pelo estudante de música, o que favorece o aprendizado de qualquer matéria, seja escolar , técnica ou profissionalizante.

O raciocínio é a base do aprendizado, portanto, a música auxilia no aprendizado através da otimização do raciocínio!

 

raciocinio

 

3-Percepção

 

Aprender a discernir gêneros, estilos, tipos de construção melódica, harmônica, rítmica, etc, é algo que todo estudante de música faz desde o início de seus estudos, o que favorece o desenvolvimento da percepção musical, que,por sua vez, pode ser extrapolada para outras faculdades cognitivas.

A música auxilia o desenvolvimento da percepção integral do ser humano!

 

 

dificuldade-de-concentracao

 

 

4-Equilíbrio

 

A música azeita o intelecto, ou seja, integra as várias faculdades cognitivas, pois são todas solicitadas para a apreensão do fenômeno musical.

Por essa razão, o estudante de música desenvolve precocemente um grande equilíbrio em seu caráter, virtude que, aliás, é não apenas desejável, mas também necessária para a progressão dos estudos musicais.

Não à toa a música é hoje a atividade que mas tira jovens favelados de situações de risco, lhes construindo um caráter sólido, honrado e perseverante.

 

musicos_santa_marta_-_banner_-_gabi_nehring_fotos_02

 

5-Relaxamento

 

O relaxamento que a música possibilita é tamanho que gerou  um novo ramo da medicina chamado musicoterapia, que estuda justamente as propriedades curativas de determinados gêneros musicais.

Há repertório musical prescrito para dores, para ansiedade, para déficit de atenção – e até como tratamento auxiliar no câncer.

Ao invés de gastar com remédios, a música é o melhor remédio para muitos de nossos males mais cotidianos!

 

musicoterapia

 

 

6-Motivação

 

No exército napoleônico, a banda de música ia à frente das tropas para motivá-las na marcha e nas batalhas militares.

A Música é uma arte de comando, ou seja, uma arte que influencia diretamente as ações humanas, porque mexe com o fundo de nosso ser.

Não fosse assim não existiriam tantas “tribos”

 

motivacao_total

 

7-Aquisição de Cultura

 

Segundo o historiador, escritor e crítico literário Otto Maria Carpeaux, a música é a principal matéria a ser aprendida pelo verdadeiro homem de estudos, justamente por ser a mais completa de todas as artes e saberes humanos.

Detalhe: Carpeaux era um escritor especializado em história e crítica literária, não era músico, mas recomendava que todo homem de estudos desse prioridade à música em sua formação cultural.

A formação cultural , quanto mais ampla, mais favorece seu detentor, a própria vida e obra de Carpeaux dão testemunho vivo dessa realidade, pois mesmo sem nunca ter sido músico profissional, nem sequer tocado ou arranhado instrumento qualquer, o grande literato austro-brasileiro nunca deixou de reconhecer o primado da música para a elevação da cultura humana aos máximos patamares concebíveis.

Não à toa, a cultura de Carpeaux era de causar assombro em qualquer intelectual bem formado, imagine nos amadores.

Não deixe sua instrução musical para depois, o tempo não volta atrás!

 

carpeaux

 

Gostou do texto?

 

Conheça o Curso Online de Música do Maestro Dante Mantovani, um programa de estudos superiores em música voltado não só para músicos, mas também para apreciadores que desejam iniciar seus estudos musicais!

 

 

 

 

 

banner-curso-de-musica-on-line-1

 

Tags
Ver mais

Redação Rádio MCI

A Rádio MCI tem como missão apresentar Música de qualidade, uma programação voltada para aquisição de Alta Cultura e a divulgação de informações relevantes para o público ouvinte, em especial assuntos que afetam diretamente nossas vidas no atual contexto sócio-político-cultural do Brasil, da América Latina e do Mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: