CulturaHistóriaLiteraturaLivrosMemóriaMúsica

Livro com textos inéditos de Otto Maria Carpeaux e prefácio de Dante Mantovani é lançado no Brasil

Livro com textos inéditos de Otto Maria Carpeaux e prefácio de Dante Mantovani é lançado no Brasil

dante-carpeauxA Editora Danúbio, de Curitiba-PR, lançou no segundo semestre deste ano o livro “O Canto do Violino“, coletânea com textos inéditos do grande crítico literário e historiador da música Otto Maria Carpeaux. Nascido em Viena, em 1900, mudou-se para o Brasil em 1939, onde naturalizou-se brasileiro e viveu até falecer em 1978. Carpeaux foi um grande agitador cultural e incentivador da Alta Cultura no Brasil, visto que trouxe uma insondável bagagem de conhecimentos humanísticos de sua terra natal: Viena, a capital do Império Habsburgo, que por sua vez foi a capital mundial da alta cultura até alguns anos antes da Segunda Guerra Mundial.
Carpeuax é autor da monumental e incomparável História da Literatura Universal, obra em nada menos do que 10 volumes, que conta toda a evolução da arte literária desde seus primórdios até a modernidade. Sua obra musicológica não é menos importante: é ele autor de um importantíssimo livro-referência na área, a “Pequena História da Música”, que de pequena não tem nada, pois é quase tão vasta e abrangente quanto a sua História da Literatura.
O Canto do violino é uma reunião de 26 artigos do autor austro-brasileiro, inéditos em livro, e que foram publicados originalmente em importantes jornais brasileiros nas décadas de 1940 e 1950, muitos dos quais já nem existem mais – o que aumenta ainda mais a importância dessa inciativa editorial para a preservação desse grande patrimônio cultural brasileiro.
capa-carpeaux
A Editora Danúbio tem se destacado no cenário cultural brasileiro nos últimos anos justamente por editar livros importantes, fundamentais e pouco conhecidos do público brasileiro, e convidou o maestro Dante Mantovani para escrever o prefácio, notas explicativas e anexos com informações sobre os compositores abordados nos textos de Carpeaux,
O livro recém-lançado tem recebido excelentes críticas e elogios do público especializado e também do público em geral, como por exemplo, da professora de música de Minas Gerais, Cláudia Noronha, que opinou:  Esse livro é fantástico. O prefácio de Dante Mantovani ficou excelente!.  Na mesma linha vem a apreciação do editor de livros independentes Salomão Campina, da cidade de São Lourenço, que se diz empolgado: Pude ler essa obra prima da música! É fabuloso e profundo nas explicações sublimes. Suas notas e seu prefácio foram certeiras e muito dignas. Graças ao Santo Deus, ainda há pessoas como Dante Mantovani no Brasil!
Entrevistado pelo Jornal A Semana, o maestro Dante Mantovani relatou sua satisfação em ter participado da edição dessa importante obra de crítica musical: Fiquei muito feliz e satisfeito de participar desse magnífico lançamento, pois Otto Maria Carpeaux foi uma das maiores influências em meus estudos musicais. Conheci sua obra aos 17 anos, e desde então a tenho como referência para tudo que faço no campo da música, seja na regência, na musicologia, ou como  professor de canto. A satisfação de apresentar um livro de Carpeaux por meio de prefácio, notas e apêndices é portanto uma realização pessoal. Até porque o livro ficou excelente: leve e gosoto de ler, mas sem perder a profundidade tão característica de Carpeaux em seus escritos sobre a cultura musical. Um livro essencial que não pode faltar em nenhuma boa biblioteca!
Tags
Ver mais

Redação Rádio MCI

A Rádio MCI tem como missão apresentar Música de qualidade, uma programação voltada para aquisição de Alta Cultura e a divulgação de informações relevantes para o público ouvinte, em especial assuntos que afetam diretamente nossas vidas no atual contexto sócio-político-cultural do Brasil, da América Latina e do Mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: