Dante MantovaniMúsica

Maestro Dante Mantovani dirige II Festival de Música de Paraguaçu Paulista – SP

Aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho o II Festival de Música de Paraguaçu Paulista – SP, sob a direção artística do maestro Dante Mantovani.

Com a presença de alunos de todo o país, o Festival contou com aulas de Regência Orquestral, Violino, Oficina de Arco, Violão Clássico, Bateria, Canto Popular, Canto Lírico e Canto Coral, além de palestras sobre os temas variados associados à música. A abertura do Festival contou com Santa Missa celebrada pelo Padre José Eduardo de Oliveira e Silva, seguida de concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem de Paraguaçu Paulista (sob regência do maestro Dante Mantovani), duo lírico (prof. Hélder de Araújo e Camilo Calandrelli) e apresentação de bossa nova com Kay Lyra e Maurício Maestro.

No segundo dia (13/07), houve uma brilhante palestra sobre Conservadorismo e Belas Artes ministrada por Rodolpho Loretto, engenheiro e apresentador do Canal Terça Livre; e no concerto dessa noite, houve uma empolgante apresentação de canto lírico com a soprano paranaense Larissa Mafra e com o baixo paulista Camilo Calandrelli, acompanhados ao piano por Hélder de Araújo; na sequência, apresentou-se o Duo Jacarandá, formado por Jairo Chaves(viola) e Natanael Fonseca (violão), e por último apresentação do grupo de violas caipiras do Projeto Brincarte, de Paraguaçu Paulista, sob a direção da professora Dai Rose.

O terceiro dia (14/07) contou com uma belíssima apresentação da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante, de Londrina, sob direção de Elimar Plínio Machado, fundador e diretor do grupo de música antiga NEUMA.

O Festival foi finalizado (no dia 15/07) com estupor pelo concerto da Orquestra Sinfônica e Coro do II Festival de Música de Paraguaçu Paulista, sob regência do maestro Dante Mantovani, no qual foram apresentadas obras de Bach, Mozart, Haydn, Tchaikovsky, Beethoven, Palestrina, Mascagni e Villa-Lobos, o que levou a platéia a momentos sublimes através do contato com a Música Universal.

A Orquestra Sinfônica do Festival foi integrada por jovens entre 12 e 18 anos, predominantemente, provenientes de várias cidades do Brasil. Todos ficaram encantados com a oportunidade de que tiveram de integrar uma Orquestra Sinfônica , de fazer aulas com grandes mestres e de se apresentar em público tocando um repertório musical de alto grau de exigência técnica e performática.

Em breve publicaremos depoimentos desses jovens músicos e de outros participantes do evento.

Tags
Ver mais

Dante Mantovani

Dante Mantovani Maestro da Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista, Graduado em Música, Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Formado em Regência Orquestral pela EFNL, da Espanha, é criador do Seminário de Música e Diretor do Festival de Música de Paraguaçu Paulista - SP desde sua fundação em 2017.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Ver também

Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: