EducaçãoFlávia Bauso

Ideologia de Gênero estará nas apostilas do MEC ano que vem

Mesmo após o Governo Federal determinar a retirada dos termos “Ideologia de Gênero” “Orientação Sexual” e “Identidade de Gênero” da BNCC, a partir da pressão criada pelas frentes parlamentares evangélicas, católica e da vida e da família, o mesmo não foi cumprido pelas equipes de redação e revisão textual da BNCC, que mantiveram os conceitos infestando os livros do ano que vem, 2019, com conteúdos sexualizantes.
Como eles burlaram a decisão do Governo Federal? Utilizando outros termos e expressões.
Entende-se por IG, no caso dos livros didáticos e literários para crianças de 4 a 10 anos, a desconstrução de elementos culturais hegemônicos próprios da divisão sexual, estabelecidos no imaginário das crianças. Classificados pela IG como esteriótipos, esses componentes culturais devem ser modificados na sociedade a partir da escola.
– Orley José da Silva
A IG faz parte da perspectiva teórica INTERCULTURAL que defende identidades e fronteiras abertas, fluídas e imbricadas.
Para tanto, aplicam-se estratégias lúdicas e semióticas visando a imbricação do comportamento para se levar a uma suposta igualdade de gênero. E, nesse contexto desenvolvem-se feminilidades em meninos e masculinidades em meninas.
Desta forma, a Ideologia de Gênero, por força da BNCC, estará presente nas escolas por meio dos projetos pedagógicos e dos materiais didáticos, literários e paradidáticos.
Não somente através deles, mas também dos cursos de licenciatura oferecidos pelas faculdades e universidades, cursos de formação continuada de professores promovidos por secretarias de educação e avaliações institucionais.
Aqueles que defendem as teorias de gênero afirmam que a aplicação destas teses anulariam a divisão sexual entre as pessoas, que do ponto de vista deles seriam histórica, cultural e social, não genética, biológica. Assim estariam construindo uma sociedade igualitária, sem conflitos e preconceitos.
Já os contrários sabem que a divisão sexual entre os indivíduos é algo natural, biológica e psicológica. E, o comportamento social do homem e da mulher, embora possam ser marcados histórica, cultural e socialmente não seriam desvinculados do sexo.
Segue fotografia dos novos livros didáticos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tags
Ver mais

Redação Rádio MCI

A Rádio MCI tem como missão apresentar Música de qualidade, uma programação voltada para aquisição de Alta Cultura e a divulgação de informações relevantes para o público ouvinte, em especial assuntos que afetam diretamente nossas vidas no atual contexto sócio-político-cultural do Brasil, da América Latina e do Mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: