Eleições 2018Flávia BausoJornalismoNotíciasPolítica

Novo método de pesquisa feito por empresa norte americana estima Bolsonaro com 46.6% dos votos válidos

Pesquisa realizada pela empresa norte-americana Encuestas Digitales aponta Jair Bolsonaro com 46.6% de intenções de votos válidos.

Na semana passada já havia saído uma pesquisa pelo instituto trazendo uma previsão vitoriosa para o candidato à presidência do PSL de 42.0% até então.

Já a nova pesquisa, publicada nesta quarta-feira, aponta um avanço de quatro pontos em sua projeção de vitória.

Isso se deve a significativa queda na campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), que já se iniciou em estágio de decadência e tem queda crescente, assim como pela migração de eleitores de João Amoedo (NOVO) e Álvaro Dias (PODEMOS) para Bolsonaro. Outro fator que reforça e colabora com esse resultado se encontra na enorme repulsa à campanha petista, que só se faz aumentar ainda mais com os esforços incisivos de toda uma cadeia de mídia e institutos de pesquisa convencionais que insistem em forjar um quadro vantajoso ao substituto de Lula, Fernando Haddad. O que acontece não por acaso e sim por Jair Bolsonaro ser o único presidenciável que se opõe inexoravelmente ao petismo, assim como às expressivas manobras de corrupção e o conjunto inesgotável de pautas comunistas que o partido traz em sua bagagem, que grande parte da população brasileira tem conhecimento e abomina.

Entenda o método da pesquisa:

Desenvolvido por pesquisadores norte-americanos, o novo método é exclusivamente digital e avalia tendências e preferências dos eleitores.

O método inferência estatística bayesiana se faz de um rigor e precisão muito maiores, resultando numa eficácia superior se comparado ao método convencional utilizado pelos grandes institutos de pesquisas, que se faz por amostragem probabilística.

É realizada uma coleta coordenada de informações das redes sociais e histórico de buscas e de navegação na web e logo após é feita uma análise com base na Lógica Bayesiana junto a outros métodos.

Isso sem dúvida faz da estatística bayesiana uma melhor opção por proporcionar um índice muito mais elevado de acerto de suas previsões, comprovadamente tendo previsto a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos nessas últimas eleições assim como a vitória do Brexit no plebiscito a respeito da retirada do Reino Unido da União Europeia.

O método tradicional e conhecidamente utilizado pelo Brasil já se encontra ultrapassado, tendo em vista que foi criado nos anos setenta e nunca foi atualizado, mesmo com os grandes avanços tecnológicos no que se refere ao contexto de uma sociedade digital.

Tags
Ver mais

Flávia Bauso

Jornalista, publicitária e locutora, ribeirão pretana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: