Eleições 2018JornalismoPolíticaTate Anna Sca

Segundo turno, o que fazer?

Uma breve analogia para entender o porquê de não anular seu voto.

Urna simulando que o Voto Nulo é voto no PT

Muitos eleitores liberais estão em dúvida em relação ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Dizem que vão anular pois aparentemente o candidato não é preparado para assumir tal cargo e que suas propostas não seriam viáveis. Estes argumentos vêm, em base, de eleitores do NOVO e da ala liberal do PSDB.

Venho então, por meio de uma analogia explicar a este público o governo de Jair Bolsonaro e o governo passado e futuro do Lula. Afinal Haddad é Lula, mesmo de verde e amarelo.

Você acaba de comprar uma casa caindo aos pedaços, seu objetivo é montar um negócio novo, uma loja. Há infiltração nos banheiros, cheiro de óleo na cozinha, fungo no almoxarifado e estoque, algumas paredes de sustentação estão com rachaduras e o telhado range com o vento e tem uma aparência deteriorada. O que você faz?

Rapidamente monta uma estrutura para maquiagem, reboca as rachaduras das paredes de sustentação, coloca papel de parede nos banheiros para esconder as manchas de vazamento, da um tapa na cozinha com produto de limpeza de forte odor para esconder o cheiro, joga alguns anti-mofo e mais papel de parede no almoxarifado, coloca algumas prateleiras a mais na vitrine. Contrata os funcionários, acrescenta os produtos e monta um estoque bacana, faz uma inauguração e vai tocando. Recebe alguns elogios, clientes perguntam qual a marca do papel de parede novo, mas os funcionários pouco a pouco começam a sentir-se incomodados com as surpresas que só foram encontradas depois de alguns meses trabalhando.

Um belo dia você chega de manhã em sua maravilhosa lojinha, abre a porta com certa brutalidade, afinal ela emperrou por causa da chuva e ventania da noite anterior, com o balanço da abertura forçada da porta as paredes se mexem e as prateleiras caem derrubando seus produtos expostos. Você limpa tudo meio bravo e sobe no estoque para colocar novos, ao descer com as caixas dos produtos, você vê que muitos estão começando a se deteriorar por conta do mofo que ultrapassou o papel e parede. Entra no banheiro e começa a ver que aquelas manchas de vazamento nas paredes se transformaram um lago em volta do vazo sanitário. Entra na cozinha e observa uma mancha escura nos armários próximos ao fogão, você foi embora mais cedo ontem para uma reunião com investidores e um de seus funcionários se queimou com uma enorme labareda que acendeu ao fritar uma carne para o jantar dos próprios funcionários. Para por ai por que não quer ver o resto de estrago que a chuva noturna causou com o telhado. Aquela bagunça ali fora não parece umas telhas?

Agora, você pode tomar outra decisão.

Após feito a negociação, aperto de mãos e negócio fechado você volta a pequena casa com alguns conhecidos indicados pela sua experiência, um engenheiro, um marceneiro, um decorador e um encanador. Você não tem muito dinheiro, mas sabe onde economizar e como injetar essa economia para num futuro não tão longe recuperar este dinheiro com lucros razoáveis.

Fecha a casa por um mês, adiciona uma viga na estrutura e conserta as colunas rachadas, abre as paredes manchadas pelo vazamento e troca todo encanamento. Procura a causa do cheiro de óleo na cozinha e troca tudo que se mostra favorável para um incêndio por produtos adequados. O encanador conhece um excelente esterilizador que pode dar um jeito no mofo do almoxarifado e estoque. No final tudo ficou pronto uma semana depois do prazo, mas faz parte, reformas são assim. O importante é que agora a casa está pronta para receber funcionários e produtos que serão valorizados pelo excelente trabalho que a decoradora fez junto do marceneiro.

Dois meses se passaram e todo gasto oriundo da reforma  se pagou e os lucros começaram a aparecer. Os funcionários estão felizes e os consumidores não apenas elogiam a decoração, mas voltam com amigos para comprar mais produtos.

Esta é a diferença entre o voto nulo/ PT. E o voto útil, 17.

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: